SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Hermenêutica filosófica: entre Heidegger e Gadamer!Posição de Lacan acerca do capítulo IV do livro sobre o chiste, de Freud índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

SENA, Sandro Marcio Moura de. Jogue a escada fora: fenomenologia como terapêutica. Nat. hum. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 37-73. ISSN 1517-2430.

Este artigo visa a mostrar, por meio da interpretação das obras de juventude de Martin Heidegger, que a fenomenologia em sua versão hermenêutica, tal como exercitada em Ser e tempo e tratados imediatamente posteriores, não deve ser compreendida como uma teoria filosófica sobre a existência humana, mas tão somente como uma práxis terapêutica da facticidade. Para isso, exploro a impossibilidade do uso categorial da linguagem para expressar fenômenos vitais e investigo seu uso formal-indicativo, cuja função expressiva primária não será explicar ou esclarecer, mas exortar o existente concreto histórico para uma apropriação compreensiva de si mesmo. Com isso, tornar-se-á visível, em segundo momento, que fenomenologia não somente não é uma filosofia entre outras filosofias dadas, mas um modo de ser do ser-aí, com base no qual a própria filosofia enquanto atividade teorética pode vir a realizar-se.

Palavras-chave : Heidegger; fenomenologia; indicação formal; teoria; práxis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )