SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2A função proibitivo-referencial do indício formalRecalcamento e passibilidade na leitura de Freud por Michel Henry índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

DEZAN, Stéfani Zanovello  e  MISHIMA-GOMES, Fernanda Kimie Tavares. O retraimento e a agressividade infantil: como proteger-se da ameaça familiar?. Nat. hum. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 120-143. ISSN 1517-2430.

A influência do ambiente na sintomatologia da criança deve ser considerada no contexto de atendimento psicológico em clínica-escola. As ideias do desenvolvimento emocional descritas por Winnicott são de extrema relevância na compreensão da dinâmica infantil e familiar. Apresenta-se um caso clínico de um menino de 10 anos, atendido em uma universidade pública devido a queixa de agressividade, tristeza e retraimento desde a morte do avô. Realizaram-se dez sessões: três de entrevista, duas lúdicas, uma familiar, uma para aplicação do procedimento de Desenhos-Estória e três devolutivas. Percebeu-se uma dinâmica familiar conflituosa: a criança não confiava no ambiente, sentia-se sozinha, retraindo-se para proteger-se da ameaça do mundo externo, com prejuízos na expressão da criatividade e no estilo de ser pessoal. Com o atendimento psicológico será fornecido cuidado afetivo para auxiliar a criança na retomada de seu desenvolvimento emocional.

Palavras-chave : Provisão ambiental; desenvolvimento emocional; Winnicott; família; criança; psicoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )