SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2O retraimento e a agressividade infantil: como proteger-se da ameaça familiar?Masoch, Mill e a moralidade do masoquismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

PROENCA, Nuno Miguel. Recalcamento e passibilidade na leitura de Freud por Michel Henry. Nat. hum. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 144-161. ISSN 1517-2430.

Retomando algumas noções fundamentais da metapsicologia freudiana e insistindo na passibilidade fundamental da vida que elas revelam, Michel Henry re-elabora a relação entre pulsão, inconsciente, representação e afecto de maneira a ultrapassar as aporias que identifica na teoria do recalcamento. O intuito do seguinte artigo é o de analisar os momentos principais da leitura que Henry faz dessa noção, de modo a avaliar algumas conseqüências que essa interpretação original pode ter tanto para uma fenomenologia que pretende reformular o estatuto da subjectividade e da ipseidade "aquém" da intencionalidade, como para a própria teoria do recalcamento e as suas incidências clínicas.

Palavras-chave : Recalcamento; inconsciente; afecto; pulsão; passibilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )