SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Masoch, Mill e a moralidade do masoquismoO aborto provocado como uma possibilidade na existência da mulher: reflexões fenomenológico-existenciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

PEREZ, Enrique V. Muñoz. Sobre a concepção ontológica do ser humano desde a perspectiva de Martin Heidegger. Nat. hum. [online]. 2012, vol.14, n.2, pp. 177-191. ISSN 1517-2430.

O presente artigo pretende discutir a impressão segundo a qual o pensamento de Heidegger desconstrói as bases metafísicas do ser humano. A tese que espero sustentar é que há uma concepção ontológica do ser humano no pensamento de Heidegger, e que a este respeito se podem diferenciar três níveis: a) as críticas de Heidegger à antropologia filosófica tradicional, formuladas em Ser e Tempo (1927) e Kant e o Problema da Metafísica (1929), b) a recolocação da questão do ser humano a partir da perspectiva metafísica ou ontológica de Heidegger no final dos anos vinte, e c) a reabilitação da noção de "ser humano" (Mensch) no mesmo período.

Palavras-chave : Dasein; ser humano; a pergunta do homem; antropologia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )