SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Winnicott's transitional object in the formation of the Lacanian concept of object a author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

CAROPRESO, Fátima  and  AGUIAR, Marina Bilig de. O conceito de angústia na teoria freudiana inicial. Nat. hum. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp. 1-14. ISSN 1517-2430.

Desde o início de sua teoria, Freud busca caracterizar a angústia. A hipótese mais difundida entre os intérpretes da obra freudiana é a de que ele formulou duas teorias sobre a angústia. Na primeira, ela é concebida como transformação da energia sexual que não pôde ser adequadamente descarregada, e, na segunda, ganha ênfase a ideia da angústia como reação a um perigo. Este artigo tem como objetivo analisar as primeiras formulações de Freud sobre o afeto e a angústia, bem como apontar a presença, já na etapa inicial da teoria, de uma antecipação das reflexões sobre as relações entre a memória, a sinalização de perigo e a angústia, que são claramente apresentadas em Inibição, sintomas e angústia (1926/1975).

Keywords : psicanálise; Freud; angústia; afeto; neurose; psychoanalysis; Freud; anxiety; affect; neurosis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License