SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O conceito de angústia na teoria freudiana inicialDa temporalidade da existência e do instante: uma investigação ontológico-existencial segundo o pensamento de Heidegger índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

VORCARO, Angela  e  LUCERO, Ariana. O objeto transicional de Winnicott na formação do conceito de objeto a em Lacan. Nat. hum. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp. 15-32. ISSN 1517-2430.

Este artigo se propõe a estabelecer possíveis aproximações entre o conceito de objeto a lacaniano e o conceito de objeto transicional winnicottiano. Inicialmente, as referências lacanianas à obra de Winnicott aparecem sob a forma de crítica, como no Seminário 4 (1956- 1957/1995), em que está em jogo a discussão sobre as relações de objeto. Porém, alguns anos depois, no Seminário 15 (1967-1968), a vinculação do objeto a ao objeto transicional é explicitamente declarada por Lacan, acompanhada de um forte reconhecimento do trabalho do psicanalista inglês. Ao percorrermos esse trajeto, deverá ficar clara a importância dos objetos para a constituição subjetiva do ponto de vista de uma teoria psicanalítica.

Palavras-chave : objeto transicional; objeto a; relação de objeto; Winnicott; Lacan.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License