SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A época das imagens de homem¹ Foucault leitor da Antropologia de Kant: A study by Foucault índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

FURTADO, Rafael Nogueira. A atualidade como questão: ontologia do presente em Michel Foucault. Nat. hum. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp. 144-156. ISSN 1517-2430.

Este trabalho tem por objetivo analisar a noção de "ontologia do presente" elaborada por Michel Foucault, explicitando os estudos do filósofo sobre a produção histórica de subjetividades. Cumpre investigar o contexto de surgimento da referida noção, retomando os escritos de Foucault sobre a moral greco-romana antiga, nos quais ele problematiza o papel da liberdade e da autonomia na formação do cidadão. Para Foucault, a ontologia do presente consiste em uma crítica dos dispositivos de assujeitamento e dominação, engendrados pelas sociedades disciplinares e de controle. Através dessa crítica, o filósofo buscará por instrumentos de análise da atualidade, vislumbrando a possibilidade de transformação dos processos históricos de subjetivação.

Palavras-chave : ontologia do presente; subjetividade; história; Michel Foucault; atualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License