SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Merleau-Ponty e a aceitação da hipótese do inconsciente enquanto temporalidadeA "carne" (chair) como referência ontológica da "mãe suficientemente boa": aproximando Merleau-Ponty e Winnicott índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

BOMFIM, Irma Helena Ferreira Benate  e  BARBIERI, Valéria. Narrativas maternas: um estudo transcultural com mulheres brasileiras e francesas. Nat. hum. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp. 29-60. ISSN 1517-2430.

Este estudo teve por objetivo conhecer a experiência de mulheres brasileiras e francesas mães de meninas com idade entre três semanas e 11 meses. A perspectiva epistemológica foi a qualitativa e a estratégia metodológica foi a das narrativas psicanalíticas, interpretadas segundo o referencial winnicottiano. Foi utilizado como mediador da comunicação com as mães o Teste de Apercepção Temática Infantil. Os relatos das mulheres brasileiras giraram em torno do processo de simbiose e diferenciação entre a díade mãe-bebê, dos recursos empregados para seu manejo e da tarefa da maternidade centralizada na mulher, sendo o pai um colaborador. Os relatos das francesas compartilharam a mesma temática, mas com maior valorização do resgate da própria autonomia e da do bebê. Além disso, em comparação com as mães brasileiras, a tarefa da educação da filha foi mais compartilhada por ambos os genitores franceses.

Palavras-chave : maternidade; família; pesquisa qualitativa; métodos projetivos; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License