SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2The automaton: between the machine body and the one's own bodyAre we aware of most part of we do or feel? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

BITENCOURT, Amauri Carboni. Do ato de ver ao olhar que se mostra: observações psicanalíticas e filosóficas da obra de arte. Nat. hum. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp. 93-111. ISSN 1517-2430.

Neste estudo pretendemos explorar a esquize do olho e do olhar na pintura a partir da leitura lacaniana de O visível e o invisível, de Merleau-Ponty. Se, de um lado, o ato de ver apreende os objetos do mundo cultural e os ultrapassa, de outro, há o olhar como aquilo que se mostra ao observador, desorganizando seu campo perceptivo. Esse olhar de fora, que nos percebe e nos arrebata, é concebido por Lacan como o registro do Real e descrito por Merleau-Ponty como o "olhar estrangeiro". Qual outrem, esse "olhar estrangeiro" vem surpreender o pintor (e o espectador), brotando do fundo do horizonte invisível, inesgotável, e inscreve-se continuamente, produzindo desejos e incitando o artista a elaborar novas criações. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo investigar a leitura que Lacan fez de Merleau-Ponty no Seminário XI acerca do olhar como estranhamento a partir de O visível e o invisível, bem como suas implicações na "visibilidade anônima" que habita a obra de arte.

Keywords : esquize; olhar estrangeiro; horizonte invisível; criação; visibilidade anônima.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License