SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A maior parte do que fazemos ou sentimos é consciente? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

FONSECA, Fernando Facó de Assis. Liberdade e natureza (in)humana (Zizek versus Habermas). Nat. hum. [online]. 2015, vol.17, n.2, pp. 138-168. ISSN 1517-2430.

O presente trabalho tem como objetivo problematizar a relação entre o princípio de liberdade e a ideia de natureza humana. Defendemos a tese de que o verdadeiro conceito de liberdade só pode ser pensado além dos limites (naturalmente) estabelecidos pela espécie humana. Logo, liberdade tem a ver com o domínio do inumano, não com o do humano. Desse modo, convém contrapor duas perspectivas contemporâneas que divergem radicalmente sobre o conceito de modernidade: a pragmática formal de Jürgen Habermas e o materialismo dialético de Slavoj Zizek. Tomamos como fio condutor, portanto, a polêmica sobre o tema da biogenética, e, a partir daí, procuramos demonstrar como a concepção de modernidade para Zizek - apoiado principalmente em Hegel e Lacan - revela-se ainda mais radical do que o projeto de uma modernidade inacabada de Habermas.

Palavras-chave : liberdade; natureza humana; natureza inumana; biogenética; modernidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License