SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Heidegger e o problema da dor nos "Cadernos negros" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

SOMBRA, Laurenio Leite. O caminho para a virada: uma interpretação da conferência "Sobre a essência da verdade", de Martin Heidegger. Nat. hum. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp. 1-20. ISSN 1517-2430.

A conferência "Sobre a essência da verdade", de Martin Heidegger, foi pronunciada várias vezes entre 1930 e 1932, editada em 1943 e seguiu sendo modificada pelo autor até os anos 1960. Em diversos aspectos, ela parece ter um papel peculiar, como uma espécie de "dobradiça" entre o Heidegger de Ser e tempo e o após a "virada" [Kehre] de seu pensamento, processo que se iniciou justamente a partir dos anos 1930. Com tal papel intermediário, essa conferência parte de concepções ainda abordadas a partir da perspectiva de Ser e tempo, como a questão da verdade, mas insere temáticas fundamentais, mais caras à obra posterior do pensador alemão, como a perspectiva do velamento do ser, o conceito de errância e a própria perspectiva, apenas iniciada nessa conferência, de uma transformação do próprio conceito de essência [Wesen].

Palavras-chave : Heidegger; verdade; essência; virada; errância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License