SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1O caminho para a virada: uma interpretação da conferência "Sobre a essência da verdade", de Martin HeideggerDividida em dois?: A experiência materna nos casos gemelares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

COLI, Anna Luiza. Heidegger e o problema da dor nos "Cadernos negros". Nat. hum. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp. 21-36. ISSN 1517-2430.

A presente contribuição parte dos quatro volumes recém-publicados nas Obras completas de Heidegger - os chamados "Cadernos negros" -, a fim de analisar o modo como o conceito de dor se apresentou e se desenvolveu no contexto da narrativa onto-histórica que caracterizou o pensamento heideggeriano dos anos 1930 até finais da década de 1940. Iniciado quase simultaneamente à redação das "Contribuições à filosofia", esses manuscritos revelam o papel decisivo que o antissemitismo onto-historial desempenhou tanto no estabelecimento quanto no derradeiro abandono da narrativa da história de Ser pautada pelo maniqueísmo e pela polarização entre gregos e alemães de um lado, e judaísmo e a "maquinação" de outro. Por fim, se oferece uma interpretação sobre os diferentes tipos e níveis de dor que Heidegger nos apresenta ao longo desse material.

Palavras-chave : dor ontológica; antissemitismo onto-historial; maquinação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License