SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Heidegger and the question of pain in the "Black Notebooks"Pain and history of being: Heidegger and Jünger on the pain in the era of technology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

RIBEIRO, Fernanda Schmitt; SANTOS, Natália de Toni Guimarães dos  and  ZORNIG, Silvia Maria Abu-Jamra. Dividida em dois?: A experiência materna nos casos gemelares. Nat. hum. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp. 37-54. ISSN 1517-2430.

Este trabalho tem por objetivo trazer uma reflexão acerca da experiência da maternidade exercida com mais de um bebê ao mesmo tempo, ou seja, nos casos gemelares. Fundamentados na teoria winnicottiana, buscaremos compreender como o estado de preocupação materna primária é vivenciado pelas mães de gêmeos, tendo em vista as peculiaridades do processo de subjetivação desses bebês. Se o fato de ser possível para a mãe responder às necessidades iniciais das crianças através da construção de um olhar singularizado para cada filho, evitando-se, assim, o risco de tomá-los em seu psiquismo de forma indiferenciada, configura-se um espaço propício à subjetivação. Trata-se de um espaço intersubjetivo que se configura a partir de um estado de abertura à afetação pelo outro, o que o conceito de experiência de Walter Benjamin aborda com maestria.

Keywords : maternidade; gêmeos; preocupação materna primária; singularidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License