SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1"Deja de llorar y habla": existencia, vulnerabilidad y delegaciónEntre a angústia e a dor: um diálogo entre Martin Heidegger e Ernst Jünger índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

REIS, Róbson Ramos dos. A abordagem fenomenológico-existencial da enfermidade: uma revisão. Nat. hum. [online]. 2016, vol.18, n.1, pp. 122-143. ISSN 1517-2430.

No presente artigo apresento uma revisão da abordagem fenomenológica e existencial da enfermidade. As três primeiras seções examinam as noções fundamentais da fenomenologia médica, apresentando as linhas gerais do paradigma do corpo vivido, no intuito de caracterizar a abordagem fenomenológica da enfermidade. Nas duas seções seguintes, são examinadas as interpretações do corpo enfermo que se baseiam na analogia com o utensílio quebrado, destacando o conceito de enfermidade como sintonia do desterro (Unheimlichkeit) corporal da existência. Na última seção são apresentadas as principais criticas à abordagem fenomenológica da medicina e da enfermidade.

Palavras-chave : teoria da medicina; fenomenologia médica; enfermidade; corpo-utensílio; Heidegger.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License