SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2A limitação do conhecimento de acordo com a primeira teoria freudiana do aparelho psíquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

BOCCA, Francisco Verardi. Freud e o programa científico kantiano. Nat. hum. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp. 07-28. ISSN 1517-2430.

Executando uma tarefa da assim chamada filosofia da psicanálise, neste artigo investigamos o que se pode chamar de estatuto epistemológico da metapsicologia de Freud. O fazemos tomando como referente a distinção kantiana entre ciência genuína e não genuína, além de sua consideração acerca das possibilidades de construção da psicologia enquanto ciência empírica. O resultado consistiu na identificação do ponto de vista dinâmico, adotado por Freud, como um procedimento de ordem convencional e heurística, especialmente quanto à noção de força psíquica presente em seu conceito de Trieb - fato esse que permitiu compreender a psicologia profunda de Freud como um produto bem-sucedido do programa científico kantiano.

Palavras-chave : Freud; Kant; psicologia profunda; ficção heurística; força.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License