SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Limits of knowledge according to Freud's first theory of the mental apparatusSartre, Freud and the opposition between bad faith and unconscious author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

SANTOS, Eder Soares. Pressupostos conceituais para a compreensão de angústia em Freud e em Winnicott: Conceptual presuppositions to understand the anxieties in Freud and in Winnicott. Nat. hum. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp. 49-69. ISSN 1517-2430.

Este artigo consiste em apontar alguns pressupostos conceituais que são necessários para se compreender a teoria da angústia em Freud e em Winnicott. Trabalhamos com a ideia de que a teoria psicanalítica de Freud e a de Winnicott constituem paradigmas diferentes. Isso significa dizer que o conceito de angústia, no desenrolar da história da psicanálise, sofreu algumas mudanças, seja em Freud, com sua primeira e sua segunda teoria sobre a angústia, seja em Winnicott, ao introduzir o conceito de angústias impensáveis. Procurar-se-á mostrar que o conceito de angústia pode ser lido de outra perspectiva na qual o acontecer no mundo do ser humano é mais importante do que o funcionamento dos seus mecanismos psíquicos.

Keywords : angústia; complexo de Édipo; amadurecimento; paradigma; Freud; Winnicott.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License