SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2A limitação do conhecimento de acordo com a primeira teoria freudiana do aparelho psíquicoSartre, Freud e a oposição entre má-fé e inconsciente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

SANTOS, Eder Soares. Pressupostos conceituais para a compreensão de angústia em Freud e em Winnicott: Conceptual presuppositions to understand the anxieties in Freud and in Winnicott. Nat. hum. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp. 49-69. ISSN 1517-2430.

Este artigo consiste em apontar alguns pressupostos conceituais que são necessários para se compreender a teoria da angústia em Freud e em Winnicott. Trabalhamos com a ideia de que a teoria psicanalítica de Freud e a de Winnicott constituem paradigmas diferentes. Isso significa dizer que o conceito de angústia, no desenrolar da história da psicanálise, sofreu algumas mudanças, seja em Freud, com sua primeira e sua segunda teoria sobre a angústia, seja em Winnicott, ao introduzir o conceito de angústias impensáveis. Procurar-se-á mostrar que o conceito de angústia pode ser lido de outra perspectiva na qual o acontecer no mundo do ser humano é mais importante do que o funcionamento dos seus mecanismos psíquicos.

Palavras-chave : angústia; complexo de Édipo; amadurecimento; paradigma; Freud; Winnicott.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License