SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Pressupostos conceituais para a compreensão de angústia em Freud e em Winnicott: Conceptual presuppositions to understand the anxieties in Freud and in WinnicottHow to talk about sex without offending other people? Some remarks on the introductory lecture on psychoanalysis Das menschliche Sexualleben (1916-1917) to the light of Schopenhauer's metaphysics of sexuality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

RODRIGUES, Malcom Guimarães. Sartre, Freud e a oposição entre má-fé e inconsciente. Nat. hum. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp. 70-95. ISSN 1517-2430.

Pretendemos problematizar a leitura sartriana de Freud e uma leitura freudiana de Sartre a fim de apontar suas limitações e questões fundamentais feitas de um lado para o outro. Para tanto, analisaremos um aspecto da relação entre censura e consciência na dinâmica do inconsciente tal como apresentada nas Conferências introdutórias à psicanálise (Freud, 1916-1917), e um da relação entre má-fé e consciência na ontologia fenomenológica de O ser e o nada (Sartre, 1943). Queremos concluir que, para além de uma oposição irredutível entre má-fé e inconsciente, pode haver um campo comum e profícuo de questões caras a sartrianos e freudianos.

Keywords : consciência; liberdade; má-fé; inconsciente; determinismo; censura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License