SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Pressupostos conceituais para a compreensão de angústia em Freud e em Winnicott: Conceptual presuppositions to understand the anxieties in Freud and in WinnicottComo falar de sexo sem ofender as pessoas? Algumas observações sobre a conferência introdutória à psicanálise Das menschliche Sexualleben (1916-1917) à luz da metafísica da sexualidade de Schopenhauer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Natureza humana

versión impresa ISSN 1517-2430

Resumen

RODRIGUES, Malcom Guimarães. Sartre, Freud e a oposição entre má-fé e inconsciente. Nat. hum. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp. 70-95. ISSN 1517-2430.

Pretendemos problematizar a leitura sartriana de Freud e uma leitura freudiana de Sartre a fim de apontar suas limitações e questões fundamentais feitas de um lado para o outro. Para tanto, analisaremos um aspecto da relação entre censura e consciência na dinâmica do inconsciente tal como apresentada nas Conferências introdutórias à psicanálise (Freud, 1916-1917), e um da relação entre má-fé e consciência na ontologia fenomenológica de O ser e o nada (Sartre, 1943). Queremos concluir que, para além de uma oposição irredutível entre má-fé e inconsciente, pode haver um campo comum e profícuo de questões caras a sartrianos e freudianos.

Palabras clave : consciência; liberdade; má-fé; inconsciente; determinismo; censura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License