SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Sartre, Freud e a oposição entre má-fé e inconscienteO conceito de ambivalência sob a perspectiva da psicanálise winnicottiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

FONSECA, Eduardo Ribeiro da. Como falar de sexo sem ofender as pessoas? Algumas observações sobre a conferência introdutória à psicanálise Das menschliche Sexualleben (1916-1917) à luz da metafísica da sexualidade de Schopenhauer. Nat. hum. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp. 96-122. ISSN 1517-2430.

Com o advento das obras de Schopenhauer e Freud, o que é admissível e inadmissível em termos de sexualidade ultrapassa o senso comum e adquire o estatuto de objeto de conhecimento. No caso do segundo, na vigésima das Conferências introdutórias à psicanálise (1916-1917), o texto sintetiza os estudos clínicos e teóricos de Freud a respeito, especialmente no que concerne à conexão entre as perversões e a sexualidade infantil. No caso do primeiro, trata-se de uma indagação metafísica acerca da sexualidade em geral e do homossexualismo em particular. O título do artigo se refere às dificuldades que o tema naturalmente oferece em termos de linguagem e às formas pelas quais os autores contornaram esse problema e estabeleceram seus pensamentos apesar das resistências que enfrentaram junto a seus respectivos públicos.

Palavras-chave : sexualidade infantil; perversão; homossexualidade; linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License