SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Como falar de sexo sem ofender as pessoas? Algumas observações sobre a conferência introdutória à psicanálise Das menschliche Sexualleben (1916-1917) à luz da metafísica da sexualidade de SchopenhauerDa indicação dos problemas da metafísica para a metafísica como problema: uma discussão heideggeriana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

COSTA, Patrícia Ferreira da  e  RIBEIRO, Paulo de Carvalho. O conceito de ambivalência sob a perspectiva da psicanálise winnicottiana. Nat. hum. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp. 123-159. ISSN 1517-2430.

O presente trabalho pretende apresentar o conceito de ambivalência no pensamento de Winnicott, discutindo suas características no estágio do concernimento. A partir da teoria do amadurecimento humano, serão tematizados alguns elementos dos estágios anteriores ao alcance da identidade unitária, que podem ser considerados condições para a constituição da ambivalência. Sendo assim, será apresentado como, na saúde, durante o estágio do concernimento, ocorrem tanto o alcance da ambivalência como a capacidade para a manutenção dessa conquista ao longo da vida. Por fim, algumas contribuições, a partir da compreensão winnicottiana do alcance, da perda ou do não-alcance da capacidade para a ambivalência, serão apresentadas como possibilidades para pesquisas no campo psicanalítico.

Palavras-chave : psicanálise; Winnicott; impulso amoroso primitivo; integração; concernimento; ambivalência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License