SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2O conceito de ambivalência sob a perspectiva da psicanálise winnicottiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

SILVA, Flávio de Oliveira. Da indicação dos problemas da metafísica para a metafísica como problema: uma discussão heideggeriana. Nat. hum. [online]. 2016, vol.18, n.2, pp. 160-187. ISSN 1517-2430.

As reflexões de Heidegger em relação à metafísica são particularmente importantes não apenas para se compreender devidamente seu pensamento filosófico, mas, sobretudo, para estimar a contribuição que tais reflexões propiciaram para o redimensionamento da concepção de filosofia no século XX. Nessa perspectiva, este trabalho explicita aspectos importantes do percurso filosófico de Heidegger em relação ao conceito de metafísica. Argumenta-se que, nos textos escritos até os anos 1930, Heidegger visava discutir e apresentar os problemas da metafísica na pretensão de elaborar as condições de possibilidade de toda investigação ontológica sem ainda conceber a metafísica como questão propriamente dita e, portanto, sem interrogá-la em seus pressupostos. Indicamos que, nesse período, os problemas da metafísica eram tratados como questão de método, isto é, em relação ao caminho e ao modo da metafísica desenvolver sua pesquisa e elaborar suas questões. Nos textos posteriores a 1930, o conceito de metafísica assume um lugar privilegiado na reflexão do filósofo, como cerne da problemática em questão. Objetiva-se ainda apresentar a problemática do conceito de metafísica da metafísica tradicional.

Palavras-chave : Dasein; Heidegger; metafísica tradicional; ser; superação da metafísica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License