SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Como Freud falava do que fazia? Uma análise discursiva da conferência XXVIII sobre "A terapia analítica" de 1917 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

RIBEIRO, Caroline Vasconcelos  e  AIRES, Suely. Dificuldades na transmissão da psicanálise: dossiê em comemoração aos 100 anos de publicação das Conferências introdutórias à psicanálise. Nat. hum. [online]. 2017, vol.19, n.1, pp. 1-6. ISSN 1517-2430.

O presente artigo tem como objetivo apresentar o segundo volume do Dossiê em comemoração aos 100 anos de publicação das Conferências introdutórias à psicanálise, de Sigmund Freud. Ao longo do texto, seguimos a argumentação freudiana, indicando as dificuldades na transmissão da psicanálise, em especial em relação à objetividade da formação médica em contraposição ao tratamento psicanalítico. Este último é baseado em trocas de palavras entre o analisando e o médico, o que, adverte Freud, não se mostra visível ou palpável. Nesse sentido, é necessária uma mudança de leitura dos fenômenos em questão. Propomos ainda, ao final da apresentação, comentar, de modo resumido, cada artigo que compõe o dossiê.

Palavras-chave : Freud; conferências introdutórias; filosofia da psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License