SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Símbolo e relação simbólica em FreudUma patologia cultural da modernidade: Freud e o "doutor" Dostoiévski índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

IBERTIS, Carlota. Figuração e figurabilidade: no início eram as sensações. Nat. hum. [online]. 2017, vol.19, n.1, pp. 57-74. ISSN 1517-2430.

O artigo aborda a relação entre a operação onírica de figuração plástica e a noção de figurabilidade na 11ª Conferência de introdução à psicanálise. Entendida como conversão dos pensamentos latentes do sonho em imagens, a operação supõe uma série de condições de possibilidade que Freud chama figurabilidade. Assim, considera-se, em primeiro lugar, o conceito de regressão e seus pressupostos metapsicológicos. Em segundo lugar, examina-se o papel das sensações e dos seus registros mnêmicos. Por último, indaga-se acerca da explicação freudiana da preeminência do visual sobre os outros tipos de sensações.

Palavras-chave : figuração onírica; figurabilidade; sensações; regressão; representação de objeto; representação de palavra.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License