SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1Uma patologia cultural da modernidade: Freud e o "doutor" DostoiévskiAs mulheres de Nietzsche e Freud: uma leitura laplancheana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

RUBIN, Claudio Eduardo. Entre a neuropatologia de Charcot e a psicologia de Bernheim: considerações sobre a hipnose nos primórdios da pesquisa freudiana. Nat. hum. [online]. 2017, vol.19, n.1, pp. 102-127. ISSN 1517-2430.

Desde os primórdios de suas indagações sobre a histeria, a hipnose ocupou um lugar central nas considerações freudianas; o interesse por tal fenômeno pode se circunscrever a duas referências principais: a primeira, em relação ao laço entre histeria e hipnose, proveniente das pesquisas de Charcot e que subordinava ambos fenômenos à égide da Neuropatologia. O segundo aspecto encontra-se relacionado ao conceito de sugestão (Suggestion) tal como concebida por Bernheim, que ligava à hipnose ao âmbito da Psicologia. Ao longo do presente artigo, apontaremos a presença das elaborações de Charcot e Bernheim nos primeiros textos freudianos referentes ao tema, assim como as limitações que essas perspectivas apresentaram na medida em que Freud avançava nas suas pesquisas sobre o psiquismo. Ainda, exporemos uma hipótese sobre o abandono da utilização da hipnose, por parte de Freud.

Palavras-chave : Freud; Charcot; Bernheim; hipnose.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License