SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2La métapsychologie en toutes lettresA tecnologização da morte: filosofia, ciência e poesia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

FELIX, Wagner. A ontologia mortal de Martin Heidegger. Nat. hum. [online]. 2017, vol.19, n.2, pp. 95-113. ISSN 1517-2430.

Este artigo tem como objetivo discutir algumas das maneiras como o conceito heideggeriano de "ser para a morte" é decisivo para a tarefa da ontologia fundamental delineada por Heidegger em Ser e tempo. Partindo da assunção de que o tempo é o horizonte da compreensão do ser em geral, o modo originário de doação do ser deverá ser compreendido temporalmente. À medida que a temporalidade do ser-aí é primeiro desentranhada por meio da análise do ser para a morte como sua possibilidade mais própria, não será suficiente o esclarecimento das estruturas da existência na forma de uma estrutura conceitual do tempo; porém, o modo da doação de ser deverá efetivar-se na morte. A tarefa da ontologia fundamental, ou seja, a pergunta por como podemos em geral saber não poderá mais ser resolvida nem na relação do ente finito com o infinito transcendente, nem como manifestação infinita da vontade, mas deverá resolver-se a partir da finitude mais radical.

Palavras-chave : Heidegger; temporalidade; ontologia fundamental; ser para a morte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License