SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Remarks on the epistemological statute of Psychoanalysis and of psychoanalytic researchThe theory of maturation and new family settings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

DIAS, Elsa Oliveira. Família e amadurecimento: do colo à democracia. Nat. hum. [online]. 2017, vol.19, n.2, pp. 144-162. ISSN 1517-2430.

O estudo constata, de início, que, diferentemente da psicanálise freudiana para a qual é o complexo de Édipo que instaura o triângulo e a família, em Winnicott é a existência da família que propicia, pela instauração da saúde, a ocorrência da situação edipiana. Em seguida, mostrase que a existência de uma família e sua pertença a ela só chega ao indivíduo como um fato a ser levado em conta num dado momento do amadurecimento em que já é possível o estabelecimento de relações com pessoas externas e separadas do eu. O estudo assinala, ainda, a importância crucial que Winnicott atribui à família enquanto ampliação do colo materno, o primeiro dos "círculos cada vez mais amplos" que irão aguardar a criança ao longo do amadurecimento na direção da autonomia e da socialização.

Keywords : família; Winnicott; lar devotado comum; segurança; socialização; democracia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License