SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Observaciones sobre el estatuto epistemológico del Psicoanálisis y de la investigación psicoanalíticaA teoria do amadurecimento e as novas configurações familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

DIAS, Elsa Oliveira. Família e amadurecimento: do colo à democracia. Nat. hum. [online]. 2017, vol.19, n.2, pp. 144-162. ISSN 1517-2430.

O estudo constata, de início, que, diferentemente da psicanálise freudiana para a qual é o complexo de Édipo que instaura o triângulo e a família, em Winnicott é a existência da família que propicia, pela instauração da saúde, a ocorrência da situação edipiana. Em seguida, mostrase que a existência de uma família e sua pertença a ela só chega ao indivíduo como um fato a ser levado em conta num dado momento do amadurecimento em que já é possível o estabelecimento de relações com pessoas externas e separadas do eu. O estudo assinala, ainda, a importância crucial que Winnicott atribui à família enquanto ampliação do colo materno, o primeiro dos "círculos cada vez mais amplos" que irão aguardar a criança ao longo do amadurecimento na direção da autonomia e da socialização.

Palavras-chave : família; Winnicott; lar devotado comum; segurança; socialização; democracia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License