SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Karl Popper e a questão da menteO instinto de morte e o "além do princípio do prazer": um diálogo entre Sabina Spielrein e Gilles Deleuze índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

OLIVEIRA, Luizir de. O suicídio: um problema (também) filosófico. Nat. hum. [online]. 2018, vol.20, n.1, pp. 83-97. ISSN 1517-2430.

Neste texto, procuro abordar o problema do suicídio a partir de uma leitura sob um viés filosófico-psicológico. Primeiramente, ofereço alguns aportes acerca do problema da morte voluntária estabelecendo um grande arco de reflexão que vai de Platão a Schopenhauer. Num segundo momento, aduzo as contribuições de Shneidman e Frankl, os quais, sob um prisma analítico-comportamental, procuram responder à grande pergunta acerca do sentido da vida e de como a falta dele pode levar a uma crise suicida. Remeto também, ainda que de modo bem pontual, às contribuições de Botega acerca do problema do suicídio no Brasil. Por fim, ofereço algumas considerações que podem ampliar o debate sobre o problema do suicídio, uma temática que permanece silenciosa em grande parte das discussões acadêmicas.

Palavras-chave : suicídio; sentido da vida; julgamento; emoções; Filosofia e Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License