SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1O suicídio: um problema (também) filosóficoMorte, narcisismo e invisibilidade nos quadros limítrofes: um estudo clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

SANCHES, Aline. O instinto de morte e o "além do princípio do prazer": um diálogo entre Sabina Spielrein e Gilles Deleuze. Nat. hum. [online]. 2018, vol.20, n.1, pp. 98-114. ISSN 1517-2430.

Em um artigo de 1912, Spielrein apresenta ideias que se tornarão fundamentais para Freud a partir de 1920: o instinto de morte e a suposição de que haveria um funcionamento psíquico mais primitivo do que aquele regido pelo princípio do prazer. Já no final dos anos 1960, o filósofo Deleuze apoia-se nos argumentos de Freud, particularmente no texto Além do princípio de prazer (1920), para conceber o instinto de morte como princípio transcendental. O objetivo deste artigo é aproximar estes dois autores, Spielrein e Deleuze, que se conectam por meio do conceito de instinto de morte, justamente no ponto em que mais parecem se afastar das concepções freudianas. Apesar de desenvolverem suas ideias em diálogo com Freud, tanto Spielrein como Deleuze divergem dele ao insistirem na proposição de um inconsciente impessoal e na dissolução do eu como fundamento da criação.

Palavras-chave : instinto de morte; Spielrein; Deleuze; princípio de prazer; devir.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License