SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1O instinto de morte e o "além do princípio do prazer": um diálogo entre Sabina Spielrein e Gilles DeleuzeO nome de Moisés: uma torção na ordem do destino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

BOCCHI, Josiane C.  e  CAMPOS, Érico Bruno Viana. Morte, narcisismo e invisibilidade nos quadros limítrofes: um estudo clínico. Nat. hum. [online]. 2018, vol.20, n.1, pp. 115-133. ISSN 1517-2430.

O conceito de pulsão de morte é um dos mais polêmicos e complexos da metapsicologia freudiana, com variados desdobramentos nas tradições psicanalíticas. Embora de formas distintas, tanto a tradição inglesa quanto a francesa insistem em uma perspectiva mais traumática e positiva dos efeitos disruptivos da pulsão de morte. No entanto, a clínica contemporânea aponta para configurações subjetivas em que o vínculo com os objetos e a realidade caracterizam-se mais pelo trabalho do negativo, em que o desinvestimento objetal e narcísico são a tônica. Ilustra-se essa posição com o relato de um caso clínico de quadro limítrofe marcado pela escopofilia mortífera, depressividade e automutilação, em que se destacam a implicação do corpo e a oscilação entre o eu e o ideal do eu. Conclui-se que a noção de um narcisismo negativo constitui um operador importante para a compreensão dos desdobramentos da pulsão de morte na dinâmica da subjetividade contemporânea.

Palavras-chave : psicanálise; clínica contemporânea; pulsão de morte; narcisismo negativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License