SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1O pressuposto emergentista da psicanálise freudiana: notas sobre a irredutibilidade da pulsãoGozo punitivo, gozo panóptico e abolicionismo penal: redescrevendo a prática de enjaular seres humanos a partir da filosofia e da psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

SANTOS, Renato dos  e  MOHR, Allan Martins. A (de)vida angústia de morte: considerações a partir da filosofia e da psicanálise. Nat. hum. [online]. 2018, vol.20, n.1, pp. 169-187. ISSN 1517-2430.

Este artigo tem por objetivo construir um percurso acerca de dois conceitos assaz importantes para a filosofia e para a psicanálise, a morte e a angústia. Partimos de considerações acerca da morte enquanto destino de todos os mortais e seu entendimento na pena heideggeriana para, em seguida, construir possibilidades de leitura de ambos os conceitos na tradição psicanalítica freud-lacaniana. A hipótese que perseguimos desde o início deste trabalho é a possibilidade de conjecturar um novo entendimento para angústia enquanto angústia de castração e, a partir dos constructos filosóficos de ser-para-a-morte, angústia e, em especial, angústia de morte, mostrar que é possível dizer que a partir do percurso escolhido, toda angústia é angústia de morte.

Palavras-chave : psicanálise; angústia; morte; psychoanalysis; anguish; death.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License