SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Grammaire analytique et grammaire philosophique índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

PADOVAN, Caio  e  FRANCO, Wilson de Albuquerque Cavalcanti. Tradução e comentários à conferência de Freud sobre a Histeria masculina: uma contribuição à historiografia da psicanálise. Nat. hum. [online]. 2018, vol.20, n.1, pp. 240-272. ISSN 1517-2430.

Apresentamos neste artigo uma tradução inédita de uma das atas da conferência de Freud sobre a histeria masculina, comunicação proferida pelo futuro psicanalista diante da Sociedade de Médicos de Viena em 15 de outubro de 1886. A conferência tornou-se conhecida no interior do movimento psicanalítico principalmente em função da ideia de que, na ocasião, Freud teria sido objeto de escárnio e rejeição por parte da comunidade médica e acadêmica. Além da tradução, ofereceremos ainda um panorama técnico e contextual com o objetivo de contribuir para a elucidação de alguns equívocos recorrentes ligados à história deste episódio. Assim, enquanto caso exemplar, tal evento nos servirá também como pivô de uma crítica mais ampla a certas historiografias da psicanálise.

Palavras-chave : psicanálise; histeria; história da psicanálise; Sigmund Freud; história da psiquiatria; história da medicina; história da psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License