SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2La salud, la enfermedad, los contextos y los cambios en nuestra práctica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

NAFFAH NETO, Alfredo. A reconstrução do ambiente traumatogênico a partir da dinâmica transferencial, na clínica winnicottiana. Nat. hum. [online]. 2018, vol.20, n.2, pp. 1-11. ISSN 1517-2430.

Este artigo parte da problemática das construções - ou reconstruções - em análise, tal qual postulada por Freud, para então retomá-la, à luz da clínica winnicottiana. Descreve, primeiramente, o tipo de reconstrução freudiana, exemplificando-a com a reconstrução da visão da cena primária, no caso do "homem dos lobos". Em seguida, entra na caracterização da reconstrução na clínica winnicottiana, para distingui-la daquela da clínica freudiana. Por meio de um caso clínico de Winnicott, ligado à fantasia de espancamento, procura evidenciar como a reconstrução do ambiente traumatogênico, apoiada no escrutínio do campo transferencial, pode ser uma ferramenta clínica terapeuticamente eficaz.

Palavras-chave : reconstrução; campo transferencial; ambiente traumatogênico; Freud; Winnicott.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License