SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2La salud, la enfermedad, los contextos y los cambios en nuestra prácticaTransferência da necessidade (de regredir à dependência): the transference of need índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

FARIA, Flavio Del Matto. Algumas considerações sobre a questão da transferência e da contratransferência na clínica do suicídio. Nat. hum. [online]. 2018, vol.20, n.2, pp. 34-43. ISSN 1517-2430.

Nos dias atuais há suficiente conhecimento a respeito do fato de que a teoria winnicottiana do amadurecimento expandiu as possibilidades da clínica para muito além dos limites intrínsecos à técnica derivada da psicanálise tradicional. Entre muitas outras contribuições, a psicanálise encontrou nessa teoria elementos essenciais, teóricos e técnicos, para que pudesse apresentar maior efetividade no tratamento de pacientes suicidas. Por outro lado, essa efetividade tem um custo que nos é cobrado, também, na forma da exigência para que reexaminemos as questões relacionadas à transferência e à contratransferência. O objetivo deste trabalho é fazer o exame das questões relativas a esses dois conceitos no tocante à prática clínica junto aos pacientes que apresentam tendências suicidas. Parte-se do pressuposto de que tais pacientes apresentam, invariavelmente, falhas primitivas de integração, que exigirão regressão na transferência e o consequente trabalho, intenso, do analista com os elementos contratransferenciais.

Palavras-chave : suicídio; psicanálise; clínica psicanalítica; transferência; contratransferência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License