SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Some considerations about the question of transference and countertransference in the clinic of suicideNarcissistic transmission and transmission of difference from a case of transmission in a family with triplets author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

MACK, Laura. Transferência da necessidade (de regredir à dependência): the transference of need. Nat. hum. [online]. 2018, vol.20, n.2, pp. 44-57. ISSN 1517-2430.

O principal objetivo deste artigo é evidenciar a inovação que o conceito de regressão à dependência, formulado por Winnicott, traz para a psicanálise em termos de consequências clínicas. Partindo da comparação com a psicanálise tradicional, evidenciamos a ênfase na terapêutica deste novo modo de trabalhar a "transferência da necessidade". Ademais, através da atenção à necessidade maturacional do paciente, será possível acompanhar como a utilização da regressão à dependência possibilitou terapias bem-sucedidas em pacientes psicóticos, esquizoides e de tipo falso si-mesmo (borderline), tidos como incuráveis pelo método psicanalítico tradicional, cujos pressupostos o impedem de apreender as demandas anteriores à constituição de um EU unitário. Ao atentar para a fase pré-edípica do indivíduo, veremos como Winnicott promove uma verdadeira transformação na prática clínica.

Keywords : Regressão à dependência; transferência; necessidade; processo de amadurecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License