SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Transmission narcissique et transmission de la différence à partir d'un cas de transmission dans une famille avec des triplésEntre a maldade e a bondade: um estudo sobre a moralidade a partir de Os miseráveis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Natureza humana

versión impresa ISSN 1517-2430

Resumen

SOARES, Flávia Maria de Paula. Interferências traumáticas da internação na UTI neonatal na capacidade de maternagem: contribuições winnicottianas a partir do conceito de Preocupação Materna Primária. Nat. hum. [online]. 2018, vol.20, n.2, pp. 71-79. ISSN 1517-2430.

Este artigo aborda algumas interferências traumáticas na capacidade de maternagem de mães de bebês internados em UTI neonatal acompanhadas em ambulatório de follow up. A hipótese levantada é de que em decorrência da patologia e internação do bebê, a mãe entra no processo psíquico normal de preocupação materna primária, mas não consegue se recuperar dele no tempo comumente esperado. Os efeitos sintomáticos na maternagem se expressam em sua capacidade de agir como uma mãe dedicada comum que, por consequência, decorre no posterior atraso do desenvolvimento global do seu bebê em relação ao que é esperado para a sua idade. Pela perspectiva da ética do cuidado proposta por Winnicott, o psicanalista cuida da mãe, em uma espécie de holding do holding, para que ela possa cuidar de forma adequada do bebê e restabelecer o seu desenvolvimento saudável.

Palabras clave : Relação mãe-bebê; Preocupação materna primária; UTI neonatal; Follow up.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License