SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Intencionalidade e a transposição do pensamentoA apropriação propícia: pensar e amar como acontecimento em Heidegger índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

REIS, Róbson Ramos dos. Fenomenologia zoocêntrica e normatividade. Nat. hum. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp. 13-33. ISSN 1517-2430.

O objetivo do presente artigo consiste em apresentar, em linhas gerais, as características da noção de normatividade, que resulta da fenomenologia do paramundo de animais delineada esquematicamente por Heidegger no "Conceitos Fundamentais da Metafísica". Iniciarei com a reconstrução da fenomenologia do paramundo dos animais, que tem como foco a determinação formal de três momentos: os comportamentos, os seus correlatos ambientais e a estrutura antecipatória do âmbito de acessibilidade do organismo. Em seguida, caracterizarei a normatividade no paramundo a partir dos conceitos de desinibição de pulsões e regulagem pulsional. O artigo é concluído com a indicação de problemas para o desenvolvimento ulterior da fenomenologia do paramundo dos animais.

Palavras-chave : Heidegger; normatividade; vida animal; paramundo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License