SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A apropriação propícia: pensar e amar como acontecimento em HeideggerO projeto de uma metapolítica nos Cadernos Negros de Heidegger (1931-1941) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

SYLLA, Bernhard. A esperança depositada na linguagem: fenômeno passageiro?. Nat. hum. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp. 54-72. ISSN 1517-2430.

Na primeira parte da minha análise focarei no papel crucial que a linguagem, segundo Heidegger, desempenha no que diz respeito à questão se é possível salvar a humanidade e resgatar o ser do seu esquecimento total. Na segunda parte da minha apresentação, quero mostrar que a esperança depositada no poder transformacional da linguagem é um aspeto comum de um número considerável de filosofias do século passado, esgotando-se, no entanto, a atenção dada a esse tema no início do século XXI. Há vários sinais que dão a entender que o fazer tecnológico e/ou o regresso à imagem vão ocupando paulatinamente o lugar da instância "linguagem" como topos à volta do qual se questionam os novos desafios societais.

Palavras-chave : linguagem; poder transformacional; tecnologia; imagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License