SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1A esperança depositada na linguagem: fenômeno passageiro?Mal-estar no parque humano: da crise do humanismo à biotecnologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

GIUBILATO, Giovanni Jan. O projeto de uma metapolítica nos Cadernos Negros de Heidegger (1931-1941). Nat. hum. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp. 73-83. ISSN 1517-2430.

Este artigo pretende elucidar o conceito de metapolítica e explorar suas implicações no pensamento heideggeriano de uma história do ser, especialmente na década de 1930. Essa hermenêutica conceitual combina materiais antigos com a nova base textual fornecida pela publicação recente dos primeiros volumes dos "Cadernos Negros" de Heidegger os quais, independentemente de sua exposição excessiva à mídia e às leituras resumidas nos últimos anos, representam um importante desafio interpretativo para uma nova e independente pesquisa sobre o autor. E assim, mesmo se a metapolítica de Heidegger não diz respeito às rerum humanarum mas sim ao Ser em si e ao seu empoderamento, afirmando perigosamente um nacional-socialismo intelectual, ela acaba por significar um naufrágio intelectual e pessoal.

Palavras-chave : Heidegger; metapolítica; Cadernos Negros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License