SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1O projeto de uma metapolítica nos Cadernos Negros de Heidegger (1931-1941)Freud e o sintoma nas Conferências introdutórias: algumas considerações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

FURTADO, Rafael Nogueira. Mal-estar no parque humano: da crise do humanismo à biotecnologia. Nat. hum. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp. 84-99. ISSN 1517-2430.

O artigo discute criticamente a tese de Peter Sloterdijk, segundo a qual a crise contemporânea do humanismo contribuiria para a emergência da biotecnologia como instrumento de formação humana. Este trabalho compreende duas etapas. Primeiramente, busca-se elucidar o papel do humanismo no processo civilizatório ocidental e os fatores envolvidos na crise identificada pelo autor. Trata-se de articular o pensamento de Sloterdijk aos escritos de Heidegger e Nietzsche, refletindo-se sobre a superação do humanismo, tal como abordada por estes filósofos. Por conseguinte, a segunda etapa do trabalho problematiza os efeitos antropogênicos da biotecnologia. Para isto, o pensamento de Sloterdijk será articulado a debates recentes sobre as implicações éticas do melhoramento humano. Espera-se, com este artigo, ponderar sobre as aplicações aceitáveis da biotecnologia.

Palavras-chave : Sloterdijk; humanismo; biotecnologia; bioética; tecnologias genéticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License