SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Mal-estar no parque humano: da crise do humanismo à biotecnologiaSofrer pelo próprio ser: a Daseinsanalyse de Alice Holzhey-Kunz e a inclusão pré-ontológica da existência como fundamento do sofrimento existencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

CARMO, Luiz Diego Sacramento do  e  CHAVES, Wilson Camilo. Freud e o sintoma nas Conferências introdutórias: algumas considerações. Nat. hum. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp. 100-119. ISSN 1517-2430.

Este artigo objetiva reunir alguns aspectos trazidos por Freud nas conferências introdutórias sobre a psicanálise para serem articulados com alguns aspectos de outros momentos da teoria psicanalítica. A partir disso, apresentaremos como norteamento o levantamento de algumas considerações sobre a noção de sintoma presente em duas conferências: "O sentido dos sintomas" e "Os caminhos da formação dos sintomas". Nestas, o sintoma como portador de um sentido singular e inconsciente a ser interpretado e a dimensão de satisfação libidinal presente no sintoma serão aspectos fundamentais para este trabalho. Destacamos, ainda, que a metodologia consiste em um trabalho teórico pautado pela articulação de conceitos psicanalíticos com o intuito de formular contribuições frutíferas. A partir disso, pretendemos demonstrar o caráter essencial dessas duas conferências para o estudo da noção de sintoma em psicanálise na atualidade. Assim, faremos, também, uma breve articulação com o os chamados "novos sintomas", como as toxicomanias, tão comuns na clínica atual.

Palavras-chave : conferências introdutórias; sintoma; libido; pulsão de morte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License