SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Freud e o sintoma nas Conferências introdutórias: algumas consideraçõesConsiderações sobre um modelo de satisfação relacional na teoria winnicottiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

EVANGELISTA, Paulo Eduardo Rodrigues Alves. Sofrer pelo próprio ser: a Daseinsanalyse de Alice Holzhey-Kunz e a inclusão pré-ontológica da existência como fundamento do sofrimento existencial. Nat. hum. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp. 120-128. ISSN 1517-2430.

Neste artigo, viso apresentar a Daseinsanalyse desenvolvida por Alice Holzhey-Kunz, da segunda geração da Daseinsanalyse. Inicio indicando o objetivo de reintroduzir a hermenêutica na psicoterapia, tornando-a mais heideggeriana e freudiana. Em seguida, apresento o sentido do sofrimento psicológico: é sofrer com o próprio ser, isto é, com a condição humana (Dasein), cuja descrição é retirada de "Ser e Tempo", de Heidegger. O conceito-chave para esse paradigma é o de inclusão pré-ontológica: cada existência tem relação com o próprio ser. Na psicopatologia, a condição humana irrompe e limita o existir cotidiano. Por fim, indico consequências para a prática psicoterapêutica nesse paradigma.

Palavras-chave : Daseinsanalyse; Dasein; Psicopatologia; Hermenêutica; Martin Heidegger.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License