SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Sofrer pelo próprio ser: a Daseinsanalyse de Alice Holzhey-Kunz e a inclusão pré-ontológica da existência como fundamento do sofrimento existencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

BRUM, Stephanie. Considerações sobre um modelo de satisfação relacional na teoria winnicottiana. Nat. hum. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp. 129-148. ISSN 1517-2430.

O presente artigo se propõe ao estudo do termo satisfação a partir das considerações apresentadas pela obra de Winnicott. Ao nos dedicarmos à temática, percebemos que, embora a satisfação se encontre atrelada à ideia de uma pulsionalidade, tal qual é trabalhado pela psicanálise freudiana, não se resume apenas a esta. Dessa forma, almejamos desenvolver as linhas para pensarmos em uma satisfação que possa se dar para além da economia psíquica, abrangendo todo um panorama ao qual nos referiremos como relacional. Para tal, exploraremos o conceito de agressividade primária apresentado pelo texto winnicottiano, a fim de delimitar o que, de fato, poderíamos localizar como uma experiência de satisfação no seio da própria relação. Em seguida, promoveremos uma distinção entre: 1) agressividade e agressão e 2) sexualidade e potencial motor. Por fim, trabalharemos a ideia de uma satisfação própria ao encontro imerso na mutualidade.

Palavras-chave : satisfação; relação; agressividade; sexualidade; agressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License