SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Para além do inconsciente verbalizável e da memória lacunar: a psicanálise sob o olhar de LoparicCapacidade do terapeuta para brincar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

ESHEL, Ofra. Sobre "pedir por um tipo de revolução" na Clínica psicanalítica: o conceito winnicottiano de refressão, cuidado-cura, trabalho no reino das necessidades e criação de novas experiências. Nat. hum. [online]. 2019, vol.21, n.2, pp. 258-273. ISSN 1517-2430.

Neste artigo, abordo o rompimento radical das ideias teórico-clínicas de Winnicott a partir do trabalho psicanalítico tradicional, introduzindo uma mudança revolucionária na psicanálise clínica - uma transição de "extensão" para "revolução científica" e "mudança de paradigma" (para a usar a terminologia de Thomas Kuhn em "A estrutura das revoluções científicas", 1962). Para mim, essas ideias revolucionárias de Winnicott são muito importantes, tanto prática quanto teoricamente, pois fornecem uma matriz formative e um modo de trabalho e transformação que a prática psicanalítica não oferece.

Palavras-chave : Visão clínica revolucionária de Winnicott; Mudança de paradigma de Kuhn; regressão clínica, cuidado-cura; Treinamento Internacional em Psicanálise Winnicottiana em Beijing.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License