SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Externalismo ativo e convergência tecnológica NBIC: o advento da hipercogniçãoDaseinsanálise e psicanálise: caracterização de como se dá esse debate na atualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

TADDEI, Paulo Mendes; COSTA, Arthur Barbosa da  e  FURTADO, Robson Roberto de Oliveira. A fenomenologia de Heidegger na crítica de Dreyfus à IA simbólica. Nat. hum. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp. 95-122. ISSN 1517-2430.  http://dx.doi.org/10.17648/2175-2834-v22n1-435.

Embora influente na recepção de Heidegger nos Estados Unidos da América, o trabalho de Dreyfus foi repetidas vezes criticado por desenvolver uma leitura distorcida e seletiva da fenomenologia de Heidegger. Nesse artigo, mostramos que, independentemente de seus desenvolvimentos posteriores em ciência cognitiva, sua crítica inicial à IA simbólica se apoia em duas teses que podem ser localizadas em Ser e Tempo, a saber, de que nosso senso de situação é (i) pragmático-holístico, e (ii) intrinsecamente relevante (i.e. definido por nossas interesses). Após uma introdução geral, reconstruímos, numa primeira seção, em linhas gerais o projeto da IA simbólica e o tom geral da crítica de Dreyfus; numa segunda seção, reconstruímos a crítica de Dreyfus a SAM, de R. Schank; na terceira seção, indicamos como as duas teses podem ser localizadas em Ser e Tempo; concluímos apontando questões pendentes.

Palavras-chave : Dreyfus; Heidegger; fenomenologia; GOFAI; holismo; relevância.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License