SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2The paths of hatred in civilization proposed by Freud and how they are currently present in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

BOCCHI, Josiane C.. O corpo como ensaio para o amor e para a morte: narcisismo e desamparo em tempos de pandemia. Nat. hum. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 01-13. ISSN 1517-2430.

Este trabalho realiza aproximações entre os conceitos freudianos de narcisismo e de desamparo (Hilflosigkeit). O objetivo é refletir sobre o modo como o isolamento social e a pandemia de 2020 afetam nossas relações com o corpo, com as experiências de perda e de angústia diante do risco de adoecimento e morte. Discute-se que evitar o encontro com o desamparo fomenta modalidades de subjetivação por sujeição e por fixação melancólica, bem como atitudes de negação em relação à experiência da realidade. O excesso de demandas de amor e amparo reduz o sofrimento ao anseio por reasseguramento narcísico, o que limita a busca de transformação da experiência do desamparo e do próprio ato de sofrer. A partir do aporte teórico e clínico psicanalíticos, discutimos modalidades de reação social e subjetiva na atual configuração sociopolítica da pandemia. Concluímos que existe um egoísmo a ser abandonado, sob a pena de adoecermos muito mais. Este parece ser o caso da fixação aos sistemas fechados e totais.

Keywords : Pandemia; Narcisismo; Psicanálise; Desamparo; Freud.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License