SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Os caminhos do ódio na civilização propostos por Freud e como eles se apresentam no Brasil atual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

BOCCHI, Josiane C.. O corpo como ensaio para o amor e para a morte: narcisismo e desamparo em tempos de pandemia. Nat. hum. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 01-13. ISSN 1517-2430.

Este trabalho realiza aproximações entre os conceitos freudianos de narcisismo e de desamparo (Hilflosigkeit). O objetivo é refletir sobre o modo como o isolamento social e a pandemia de 2020 afetam nossas relações com o corpo, com as experiências de perda e de angústia diante do risco de adoecimento e morte. Discute-se que evitar o encontro com o desamparo fomenta modalidades de subjetivação por sujeição e por fixação melancólica, bem como atitudes de negação em relação à experiência da realidade. O excesso de demandas de amor e amparo reduz o sofrimento ao anseio por reasseguramento narcísico, o que limita a busca de transformação da experiência do desamparo e do próprio ato de sofrer. A partir do aporte teórico e clínico psicanalíticos, discutimos modalidades de reação social e subjetiva na atual configuração sociopolítica da pandemia. Concluímos que existe um egoísmo a ser abandonado, sob a pena de adoecermos muito mais. Este parece ser o caso da fixação aos sistemas fechados e totais.

Palavras-chave : Pandemia; Narcisismo; Psicanálise; Desamparo; Freud.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License