SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2O corpo como ensaio para o amor e para a morte: narcisismo e desamparo em tempos de pandemiaUma leitura feminista decolonial de o mal-estar na civilização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

CORREA, Fernanda Silveira. Os caminhos do ódio na civilização propostos por Freud e como eles se apresentam no Brasil atual. Nat. hum. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 14-43. ISSN 1517-2430.

Este artigo busca analisar o aspecto mais cruel do fenômeno Bolsonaro, legitimado pela população: a indiferença ao genocídio impetrado à população mais pobre do país, por meio ao descaso do governo em tomar medidas que pudessem atenuar a pandemia. Por meio da análise da desilusão que essa indiferença revelou, tenta-se mostrar as três figuras do ressentimento manifestas no apoio e nas ações do governante: a de um severo supereu moralista; a da psicologia das massas, isto é, do ódio ao diferente, acirrado pelo racismo; e, por fim, da submissão incondicional e auto-sacrifício. Três figuras constituintes da psicologia dos filhos da horda primitiva, descritas por Freud em Visão geral das neuroses de transferência. A questão principal abordada no artigo, no entanto, é a relação da indiferença ao genocídio e o racismo brasileiro, compreendido em sua dimensão estrutural, histórica e atual.

Palavras-chave : Superego; Psicologia das massas; Submissão; Racismo; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License