SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Uma leitura feminista decolonial de o mal-estar na civilizaçãoVida e memória: sobre a inscrição de traços mnêmicos na matéria inanimada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

SANCHES, Aline. Pulsão de morte, entre a repetição e a criação. Nat. hum. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp. 62-72. ISSN 1517-2430.

A fim de circunscrever minhas reflexões no tema deste colóquio, que tem pandemia em seu título assim como sofrimento e morte, proponho, como muitos colegas já fizeram e ainda o farão, resgatar noções freudianas sobre a pulsão de morte e sobre a cultura. Ao mesmo tempo, trarei alguns elementos para pensar a pandemia como Acontecimento, de acordo com o aparato conceitual dado por Gilles Deleuze, em que o conceito de pulsão de morte também será fundamental, entrando em novas composições. Se em Freud a pulsão de morte torna-se fundamental para compreender a agressividade e a repetição, Deleuze efetua algumas torções conceituais para associá-la sobretudo à criação.

Palavras-chave : pulsão de morte; instinto de morte; acontecimento; criação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License